Curso: Tecnologia na Educação-Ensinando e Aprendendo com as TIC-100 HORAS
UNIDADE: 02
TURMA: ITAÚ-RN
ATIVIDADE: PROJETO DE TRABALHO
TUTORA: Kaliandra Maria da Conceição de Freitas Mota
CURSISTAS: Ivânia Maria Fernandes Alves
Clementina Cavalcante
Irinelvia Maria Fernandes Alves
Projeto Viajando na sacola mágica da leitura
APRESENTAÇÃO
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artísticas, literárias e históricas, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo. Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de estórias infantis e um caderno de registro, onde terão que recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar. Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.
JUSTIFICATIVA
As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvir-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, á construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, a capacidade de ouvir o outro e á de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um dos nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio de contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática - e a escola, o principal espaço para isso. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
PÚBLICO-ALVO
Todos os alunos do ensino fundamental
OBJETIVOS
-. Proporcionar situações de leitura compartilhada.
- Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
-Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de estórias.
-Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios.
-Participação em situação de conto e leitura de estórias.
-Observação e manuseio de livros.
-Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
METODOLOGIA BÁSICA
Haverá uma sacola com diferentes livros de estórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por três dias. O aluno deverá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer o registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir. Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro. Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
-Português-literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
-Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia narrativa e teatro.
CRONOGRAMA
.Durante todo o ano letivo de 2011.
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno – leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário